O Parque Municipal de Saudade foi inaugurado, na manhã de hoje (17), pelo prefeito Zé Renato (PMDB). O espaço de 8.875 mil metros quadrados, localizado no bairro de mesmo nome, era uma chácara e conta com área para caminhadas, plantas e animais de espécies nativas, além de um casarão da década de 20, que foi reformado para receber o novo Centro de Educação Ambiental - também inaugurado hoje.
O parque ficará aberto para a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e ainda serve para espaço de lazer e caminhada. De acordo com o prefeito, o investimento para recuperação do local, incluindo a desapropriação do terreno, reforma e implantação de caminhos e bancos, fica em torno de R$ 700 mil e a verba foi disponibilizada em parceria entre a empresa Votorantim, Ministério do Meio Ambiente e prefeitura.
- O Centro de Educação Ambiental abrigará a gerência de Educação Ambiental da prefeitura e vai dar oportunidade para que os estudantes frequentem e tenham aulas sobre o meio ambiente. Queremos atender a todas as escolas. O espaço, que era uma chácara, contém árvores centenárias. Percebemos que estava abandonada e sendo motivo de transtornos para os moradores - disse.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse, o levantamento das espécies de plantas e animais ainda será efetuado. Junto com a reforma, foi construído um anexo ao casarão, para a realização de conferências, seminários, capacitações e oficinas.
- É também um espaço para a realização dos projetos mantidos pela Gerência de Educação Ambiental. O levantamento das espécies ainda será feito, mas sabemos que há vários tipos de pássaros, inclusive um casal de tucanos que vive na propriedade - falou.
A gerente de Educação Ambiental Rosana Gama explicou como funcionará o centro:
- Realizaremos oficinas de meio ambiente, mas ainda não temos um cronograma definido. Fora isso, traremos para cá projetos como o Ecoclube, Ecoturismo e palestras ambientais.
Morador há 50 anos no bairro Saudade, Aristeu Costa, 83, se disse feliz pelo novo espaço. Ele afirmou que será um dos frequentadores assíduos do local.
- É muito bom, o local estava abandonado, entrava qualquer um, não havia controle. Agora ficou ótimo - afirmou
Nenhum comentário:
Postar um comentário