Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Barra Mansa realiza ação de combate à violência aos idosos

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Conselho Municipal do Idoso e Centro de Referência do Idoso, realizou na manhã de hoje (15) uma ação na Praça da Matriz de São Sebastião, no Centro da cidade. No local, foram realizadas orientações e a distribuição de panfletos.

Violência

Em Barra Mansa, apenas no Creas são atendidos mais de 100 casos de violência contra idosos atualmente. De janeiro deste ano a maio, 32 novos casos foram encaminhados ao setor. Já no Centro de Referência do Idoso, são atendidos 25 casos por mês, de acordo com a coordenadora Letícia Carvalho Rosas Loesch.

Segundo o coordenador do Creas, Alexandre Martins, na maioria dos casos os agressores são parentes do idoso.

- Os maus tratos na maioria das vezes vêm de dentro da família. São filhos, netos, genros ou às vezes o próprio companheiro. Quando há conflitos na família, como briga entre irmãos, e o idoso se vê sem poder auxiliar na situação, ele também sofre muito - disse.

Atendimento às vítimas

O coordenador também explicou como funciona o atendimento aos idosos vítimas de violência. De acordo com ele, as denúncias chegam de diversos setores, como o Ministério Público, juizados, Conselho do Idoso e Centros de Referência em Assistência Social dos bairros.

- Quando recebemos esses encaminhamentos trabalhamos com o acompanhamento das vítimas e também das famílias, procurando acabar com as agressões. Tentamos sensibilizá-los, esclarecemos que as pessoas idosas precisam de carinho e de um cuidado maior. Depois encaminhamos a vítima para o Centro de Referência do idoso, onde eles recebem acompanhamento psicológico, entre outros - falou.

Conforme a coordenadora do Núcleo Social do Idoso, Letícia Carvalho Rosas Loesch, muitas agressões são motivadas pelo dinheiro:

- Hoje em dia os aposentados sustentam os filhos e os netos, e um dinheiro que era para ser utilizado pelo idoso acaba não sendo gasto com ele. Muitas vezes isso se torna o motivo da violência.

Tipos de violência

O Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa foi criado pela ONU (Organização nas Nações Unidas), em 2006, e tem como objetivo incentivar a denúncia por parte da população em relação às formas de violência contra os idosos.

De acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, as formas de violência contra a pessoa idosa podem ser classificadas como violência física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira ou econômica, auto-negligência, violência medicamentosa e violência emocional e social.

- À medida que os agressores vão sendo denunciados, isso evita que outras pessoas sejam agredidas, o que faz com que mais pessoas não cometam a agressão. A conscientização é uma coisa que não pode parar. As pessoas e o governo têm o dever de garantir a dignidade e a qualidade de vida da pessoa idosa - afirmou a coordenadora do Núcleo Social do Idoso, Letícia Carvalho Rosas Loesch.

Denúncias

Para obter mais informações ou realizar denúncias, os interessados podem entrar com contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos pelo número 3322-8098, com o Creas (3322-6534) ou com o Núcleo Social do Idoso, 3323-5047.

Nenhum comentário:

Postar um comentário